quarta-feira, 23 de abril de 2014

Teleologia



Um estudioso ouviu dizer que o guru mais sábio de toda a Índia vivia no alto da montanha mais alta de lá. Então o estudioso atravessa mundos e fundos para chegar até a montanha. Ela é incrivelmente íngreme e mais de uma vez ele escorrega e cai. Quando chega ao alto, está todo cheio de cortes e hematomas, mas lá está o guru, sentado de pernas cruzadas diante de sua caverna.
- Oh, sábio guru - diz o estudioso - vim lhe perguntar qual é o segredo da vida.
- Ah, sim, o segredo da vida - diz o guru - O segredo da vida é uma xícara de chá.
- Uma xícara de chá? Eu vim até aqui em cima para descobrir o sentido da vida e o senhor me diz que é uma xícara de chá?!
-  Bom, então talvez não seja - diz o guru, dando de ombros...

(Do livro “Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar...”)


4 comentários:

  1. Para mim, em minha profunda filosofia, o sentido da vida é outra coisa ... se é q vc me entende né? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era criança pequena lá... er, aqui mesmo, eu tinha uma tia, tia Ana, que pensava a mesma coisa. Aliás, só pensava nessa coisa... acho que era tarada! (rs) Qualquer dia eu conto essa história!

      Excluir