segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bons Tempos... com Deacon Blue



Que delícia! Hoje experimentei aquela sensação de voltar ao passado... a um bom, lindo e delicioso passado. Que, pra mim, situou-se entre 1985 e 1999. E quem me proporcionou esse momento recordação foi o novo álbum do Deacon Blue: A New House. Interessante que eu nunca considerei o Deacon como um dos meus “dinos” (as bandas que me marcaram mais profundamente, como Pink Floyd, Yes, Led, etc.), mas, naquela época, eu adorava as suas canções, que me passavam um sentimento de liberdade... eram um de meus companheiros fiéis de viagem nas madrugadas!

Na era das fitas cassete (ai, ai), com as músicas dessa banda servindo de fundo musical, eu, meu carro, quase sempre pelas estradas entre Sampa e Serra Negra, por vezes Bertioga... sonoridade suave, letras consistentes, vocais maravilhosos, romance (e sacanagem, rs) no ar! Eu sempre sozinho, adorava viajar à noite, madrugada, muitas vezes “explorando” as cidades nos caminhos... foram tantos lugares, tantas pessoas, a maioria nem o nome eu acabei sabendo! Importava?

Raintown (primeiro álbum, de 1987), lembro perfeitamente, era a primeira vez que, indo pra Serra, resolvi conhecer Jaguariúna. Sexta-feira, ex em algum curso/congresso (bons tempos em que haviam cursos que duravam muitos dias, em cidades beeeem longe, rs) e eu, livre, leve, solto, “explorador em ação”! Devia ser por volta da 1 da madrugada, rodando, sem conhecer nada da cidade, vejo um barzinho bem “animado” (sempre fui ótimo em detectar lugares e pessoas “animadas” na noite!). Pelo corte do cabelo, ele deveria estar servindo ao exército. Olhares que se cruzam, obviedades que não se explicam, ele sentado, sozinho, próximo ao balcão. Meia hora depois já estávamos no meu carro... mais 5 minutos, motel... ele foi o primeiro naquela cidade (quantos foram no total?).

Eu conheci (no sentido bíblico da palavra, rs) várias pessoas, em lugares absolutamente improváveis... Pedreira, Morungaba, Amparo, Socorro, Águas, até a absurdamente pequena Monte Alegre do Sul (devia ter uns 5 mil habitantes!)... não conseguiria contabilizar a quantidade certa. Aliás, era de Monte Alegre um moçoilo, coisa mais linda! Tipo descendente de italiano, sotaque caipira bem carregado, na época devia ter uns 25 anos (eu, mais de 30, rs). Na verdade, o conheci em Amparo (saindo de Amparo tem uma bifurcação: ou se sobe a serra, em direção a Serra Negra, ou se segue em frente, para Monte Alegre), bem tarde, passava das 2 da madrugada.

Ele estava no ponto de ônibus. Ao passar de carro, bati o olho e... maior trabalheira pra fazer o retorno! Aos costumes, parei pra pedir alguma informação (que golpe mais manjado!) e, obviamente, como quem não quer nada, perguntando sobre o que ele fazia ali, àquela hora. Tinha perdido o último ônibus, pois havia ficado mais tempo que o normal na casa da... namorada! Balde de água gelada, ein! E nem tinha desafio do balde naquela época! (rs) Mas, como sou um poço de bondade, perguntei se ele não queria uma carona. Fazer caridade rende pontos no céu...

Conversa vai, conversa vem... ele trabalhava como garçom numa pizzaria em Amparo, família humilde, uma irmã menor, pretendia voltar aos estudos, bla, bla, bla... chegamos! Era bem perto (não chegava a 30 kms de Amparo) e, ao agradecer, perguntou se eu não queria tomar alguma coisa, um refri. Argumentei que não seria de bom tom um estranho em sua casa, em plena madrugada, coisa e tal. Ao que ele respondeu que a família não estava (oi?!), pois passariam o fim de semana no sítio de um parente. Hum... que beleza de radar que eu tinha, né! (rs) Não deu outra! Papo vem, papo vai... ele era tão inexperiente! Tão tremulozinho, coisa mais rica! Realmente, boas ações geram bom frutos!


Eita, que ficou um post super mal escrito! Mas, voltando ao Deacon Blue... foi uma grata surpresa saber que ainda estão vivos. Bem mudados, certamente (um integrante que já morreu, outro que saiu, outro que sumiu... é a vida!), mas ainda com a capacidade de produzir músicas muito legais!

Loaded... essa é do primeiro álbum...





Ah, eles também repaginavam músicas antigas. I'll Never Fall in Love Again… muito bacana!


2 comentários:

  1. mas voltando ao balde ... ops ... à vaca fria [combina mais com interiorrrr e caipira] Deacon é delicinha mesmo e eu amava ... tb viajava muito pelo interiorrrrrr das Minas Gerais trabalhando ... e como trabalhava o danado ... OMG!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, assim como as viagens pelas bandas de Jaguariuna...
    Luquinhas! Você é o cara!

    As musicas são fantásticas!!!

    ResponderExcluir