sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A Ética Utilitarista - Dois Dilemas



Os dilemas abaixo apresentados foram descritos por Bernard Williams, filósofo especializado na temática da Moral, e se basearam em histórias verdadeiras. O objetivo desses dilemas é levantar objeções à Ética Utilitarista, como proposta por John Stuart Mill.

“George é um químico brilhante, atualmente fazendo um doutorado, mas que não tem emprego. A sua saúde frágil limita suas opções de trabalho. É casado e tem dois filhos. É o trabalho da sua mulher que garante a subsistência da família, que vive dificuldades e tensões. Os filhos ressentem-se de tudo isto e tomar conta deles tornou-se um problema. Certo dia um de seus professores lhe propõe um trabalho bem remunerado num laboratório que faz pesquisas relacionadas com guerra química e biológica. George é contra este tipo de guerra. Já a sua mulher nada vê de incorreto nesse tipo de trabalho. Quer ele aceite ou não, a pesquisa prosseguirá, pois George não é realmente necessário, ou fundamental aos trabalhos desenvolvidos. Se você fosse George, como agiria?”

“Os acasos de uma expedição botânica levam Jim, um renomado pesquisador, para o centro de uma aldeia sul-americana. De repente, ele vê à sua frente uma série de homens atados e alinhados contra uma parede. Estão prestes a ser fuzilados. Mas tudo dependerá de Jim. O capitão que comanda as operações concede a Jim o privilégio de matar um dos homens. Se Jim o fizer os outros serão libertados. Se recusar a proposta, todos morrerão. Se você fosse Jim, como agiria?”

Apenas como observação: segundo a teoria utilitarista, George deve aceitar o emprego e Jim deve matar o homem. Não se trataria, segundo Mill, apenas de dizer que nada há de errado nisso, mas de afirmar que essas são as opções corretas e óbvias. Além do que são aquelas que agregam maior felicidade, tanto aos protagonistas (George e Jim), quanto às outras pessoas que os cercam. Dá pra entender?

Fácil, ou difícil de responder? (rs)


2 comentários:

  1. Realmente difícil de responder. Tenho sérias dúvidas qto a isto. Sou pragmático por excelência mas ainda cultivo valores éticos não tão pragmáticos. Não digo q faria e nem q não faria ... não sei. Precisaria ser colocado contra a parede. Muito boa a reflexão, para um fim de semana então!!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Complicadooo.... Mas adorei a forma como você exemplificou...
    Importante entender essas bases para poder compreender melhor como algumas coisas funcionam...

    Abração.

    ResponderExcluir