quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vida/Morte



“Infinite Religions” é um projeto do músico Neal Calvin Peterson, de Minneapolis (USA). O plano consiste no lançamento de alguns álbuns, enfocando, em cada um, questões filosóficas ou religiosas. O primeiro álbum (na verdade um EP) foi lançado dia 21 de janeiro e recebeu o título “Duality”, contendo 3 músicas: “Life”, “Death” e “Duality”, uma composição (estranha, rs) a partir das duas primeiras.

Além dos cd’s “normais”, foi confeccionada  uma edição limitada de 99 vinis, com uma nova técnica de prensagem, com 2 vinis, um para cada música (Life e Death), de tal forma que, ao se sobrepor um ao outro, será possível ouvir a combinação das duas (Duality). Não me perguntem como isso é possível! (rs)

Pequena reflexão: não entendo os conceitos de vida e morte como intrinsecamente duais, como se a morte fosse o cessar da vida, ou um fato em oposição à vida. Na verdade penso que, além de uma complexidade fenomênica muito grande, esses dois conceitos pertencem e devem ser objetos de estudo de áreas diferentes do conhecimento. O fenômeno da vida é algo a ser investigado no âmbito das ciências empíricas (particularmente pelas ciências da vida), enquanto que a morte só é passível de ser objeto das filosofias transcendentais (as filosofias do ser) e, portanto, fora dos limites da razão. Conceitos distintos e que pertencem a níveis diferentes do saber humano. Mas isso é algo a ser explorado melhor em outra ocasião (rs).


3 comentários:

  1. A ideia é interessante, mas musicalmente fico com Liebestod do Wagner....( ah, vá, Zé Antonio....Jura? rsrsrs)
    Se pensarmos que a morte é um processo do desenvolvimento da vida ela não é dual como vc coloca.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Só agora me dei conta do quanto seus posts me fizeram falta. Eles me fazem refletir e quando não entendo, pergunto!
    Me fazem crescer..... precisa me explicar algo a respeito desse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummm... eu acho que não é dual não....
    Concordo contigo!

    Inté

    ResponderExcluir