segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

The Gloaming



Banda irlandesa formada em 2011, The Gloaming é o resultado da união de 5 músicos com formação erudita e cuja principal característica é a releitura da tradição folk/céltica, porém com uma estruturação musical absolutamente sofisticada. Dentre os temas musicais explorados pela banda, dois me são particularmente caros: a linguagem (sou fascinado pela sonoridade das palavras em línguas que desconheço!) e a temporalidade das coisas, do mundo, do homem. Aliás, onde melhor podemos ver o efeito do tempo, a não ser na linguagem?

E por falar em tempo (rs), tenho cá pra mim que, mais poderoso que cigarro, álcool e drogas, esse nosso “amiguinho” é de lascar! É uma verdadeira poção de veneno, que a natureza nos põe nos lábios e que possui uma essência que supera todas as coisas. Por vezes, ele abre nossos sentidos, adicionando poder e nos levando a sonhos exuberantes. Então o chamamos de esperança, felicidade, amor. Outras vezes, em geral depois de nos saciarmos em demasia, perdemos estatura, força, beleza, e assim terminamos em fantasia e delírio irreais. Haja sabedoria para distinguir um estado do outro!



Voltando à banda... acaba de sair seu segundo álbum, simplesmente chamado de 2. É dele essa canção que escolhi pra ilustrar o post. Editei o vídeo com imagens da Irlanda (em timelapse, naturalmente, rs), embaladas por essa jóia belíssima: Casadh an tSúgáin (A Torção da Corda). Escrita em gaélico medieval, é um belo exemplo do estilo de interpretação característico da banda. O refrão...

“Você vai ser meu
Tesouro do meu coração
Você vai ser meu
Antes de qualquer coisa do mundo
Você vai ser meu
E cada polegada do meu coração
Chora quando você não está...”

Tem como não amar?!


Um comentário: